Fazer uma análise do design e das cores que foram tendência ao longo de um século é mais que estudar tonalidades e tendências. Esse olhar nos leva a enxergar quem já fomos, nossa cultura, como evoluímos e como preservamos valores, prioridades e sensibilidade.
Uma viagem pelas cozinhas norte-americanas, que refletiram boa parte no estilo brasileiro, revela a funcionalidade da década de 1920, as matizes ousadas e psicodélicas da década de 1960 e o minimalismo neutro e terroso de hoje. As cozinhas têm muito a dizer sobre quem somos.
Vamos fazer um passeio pelos últimos 100 anos?
1920
Excesso estilístico, estética branca, funcionalidade.
1930
O colorido para combater a escuridão da Grande Depressão. Cores como verde, amarelo e marrom reinavam com formas curvas e mais brilhantes.
1940
Com a Segunda Guerra Mundial em andamento, o patriotismo dos Estados Unidos estava em alta. A estética não era prioridade, mas revela as cores da bandeira americana.
1950
A década de 1950 da pós-guerra foi um tempo otimista. Tons de hortelã verde, turquesa e amarelo. Por outro lado também surgiram cozinhas rústicas mais escuras e mais sombrias.
1960
A libertação dos anos 60 certamente se manifestou nas cores da cozinha. A decoração da casa tornou-se mais brilhante! Os matizes psicodélicos como neon verde, turquesa vibrante e um ácido laranja tornaram-se sinônimos da década.
1970
Os 70 também foram coloridos, mas se inclinou mais para os tons dourados, de verde e de marrom, com muita madeira.
1980
Apesar dos anos 80 terem influências culturais visualmente deslumbrantes, chamativas e ousadas como David Bowie e a série Miami Vice, as cozinhas da época contrapõem esta estética. O papel de parede bege, marrom, pêssego e floral podia ser visto em qualquer lugar do chão até o teto, tudo bastante iluminado.
1990
A cozinha dos anos 1990 tinha móveis de carvalho, às vezes com formica colorida em tons pastel.
2000
As cores das décadas passadas deram lugar a materiais extravagantes e superfícies brilhantes, como granito, cerejeira, lâminas de vidro e aço inoxidável, tudo assumindo completamente a cena do projeto da cozinha.
2010
Embora ainda estejamos em meados desta década, é possível dizer que o aumento da tecnologia inspirou a incorporação de elementos da natureza em nossa estética. E a cozinha volta a ter essa tonalidade clean, provando que tudo no design que surgiu um dia provavelmente retorne (mesmo que demore 100 anos).