É melhor começar a esticar o pescoço quando entrar em algum lugar turístico ou histórico. A arquitetura de muitos edifícios reserva muita arte e história no alto das construções. A seguir, destacamos dez delas.
1. Castelo de Sammezzano, Leccio, Itália
Neste palácio abandonado em Florença, o pavão e outras formas de vida exóticas serviram de inspiração para a decoração. Inspirado no oriente, mesmo sem conhecê-lo, o arquiteto e político italiano Ferdinando Panciatichi Ximenes d’Aragona, imaginou um mundo de formas e cores requintadas e altamente exóticas que traduziu em Leccio entre 1843 e 1889. Durante o século 20 hospedou muitas pessoas, mas hoje está em desuso.
2. Catedral de Ely, Grã-Bretanha
Datada de 1334, a catedral é um deslumbrante exemplo da arquitetura medieval. Construída pelo carpinteiro real William Hurley, a claraboia com vigas de madeira que se suspende sobre a torre central da Catedral de Ely é um dos maiores feitos da engenharia estrutural medieval.
3. Estação de metrô Solna Centrum, Estocolmo, Suécia
A estação de metrô da Linha Azul, em Estocolmo, foi instalada ali em 1975. Os artistas Anders Åberg e Karl-Olov Björk pintaram com um vermelho vibrante o alicerce rochoso exposto do átrio subterrâneo da estação, causando a impressão de estar em uma mítica caverna de um feiticeiro.
4. Grand Central Station, Nova York, EUA
Os inúmeros cigarros queimados por gerações e gerações de passageiros que transitaram pelo saguão da Grand Central, escondeu durante décadas, o teto de zodíaco. Pintado pelo artista francês Paul César Helleu e pelo americano Charles Basing, a arte se baseia em mapas astronômicos medievais. Os signos foram desenhados em folha de ouro contra um fundo azul-esverdeado que evoca os céus noturnos do inverno da Grécia e do sul da Itália. A limpeza e restauração da obra ocorreu em 1998.
5. Mesquita do Xá, Isfahan, Irã
Em 1598, como o único material de construção disponível imediatamente em Isfahan eram tijolos de barro cozido, os engenheiros temiam que a estética das novas obras ficaria comprometida. Recorrendo a novas técnicas para aplicar mosaicos coloridos, eles puderam fazer maravilhosas decorações – executada à perfeição na Mesquita do Xá (1612-1638).
6. Clube de Golfe Nine Bridges, Yeoju-gun, Coreia do Sul
Colunas e vigas da ‘casca’ deste clube coreano foram cortadas a laser para economizar material
Projetado por Shigeru Ban, arquiteto japonês famoso por uma nova geração de construções em papel e papelão, este clube de campo inaugurado em 2010 exibe um elegante lobby.
7. Centro Heydar Aliyev, Baku, Azerbaijão
O chão, as paredes e o teto do curvilíneo auditório deste centro cultural, em Baku, formam um conjunto em que as emendas simplesmente desaparecem. Inaugurado em 2012, apresenta um efeito é mágico impressionante. A complexa cobertura do auditório, feita em lâminas de carvalho, está aplicada sobre uma estrutura de aço.
8. Igreja de São Pantaleão, Veneza, Itália
Uma estonteante pintura a óleo do fim do século 17 cobre 443 metros quadrados do teto desta igreja em Veneza, dando a impressão de continuar a arquitetura através de arcadas e de um coro de anjos alados que atravessam o céu dourado até chegarem ao Paraíso. A pintura ilusionista é obra de Gian Antonio Fumiani (1645-1710).
9. Sala da Oração pelas Boas Colheitas, Templo do Céu, Pequim, China
O Templo do Céu é um vasto complexo de edifícios religiosos construídos durante o reinado do imperador Yongle (nascido Zhu Di), da Dinastia Ming. Concluída em 1420, a Sala da Oração, com seus três terraços, evoca e representa as horas, dias, meses e estações do ano em uma arquitetura de geometria precisa e com elementos de madeira que culminam em um domo.
10. Igreja de St. Stephen Walbrook, Londres, Grã-Bretanha
Vista a partir das estreitas ruelas da City, em Londres, a igreja de St. Stephen Walbrook parece ser uma estrutura bastante modesta. Mas internamente, a igreja mostra ser uma das maravilhas arquitetônicas da Europa do fim do século 17. Seu magnífico domo abobadado é sustentado por oito colunas corintianas e oito arcos pontuados por janelas.